Saúde, Doença e Discriminação no Local de Trabalho
Objetivos:
Análise de formas de discriminação no local de trabalho; em virtude do sexo, da doença e da deficiência, nas perspetivas internacioal, europeia e nacional.
Abordagem das Convenções da OIT sobre questões ligadas à não discriminação devido ao HIV e à SIDA, com apresentação do guia elaborado pela OIT nesse domínio, destinado a juízes e demais operadores judiciários. Discussão de casos práticos.
Divulgação e debate da aplicação dos princípios gerais da segurança e saúde no trabalho, dando a conhecer a verdadeira dimensão da sinistralidade laboral em Portugal; realçando a importância da medicina no trabalho, bem como os contornos legais da realização dos exames médicos, à luz do Código do Trabalho.
Destinatários:
Juízes e Magistrados do Ministério Público,Advogados, Dirigentes de Associações Sindicais e Patronais
Data e Local:
Lisboa, 23 e 24 de abril de 2014 - Auditório do Centro de Estudos Judiciários, Largo do Limoeiro
Enquadramento da atividade da OIT no combate às discriminações e apresentação do manual da OIT "VIH e SDA e direito do trabalho: um manual para juízes e profissionais da área jurídica"
Instrumentos internacionais relevantes no combate à discriminação no local de trabalho em virtude de doença. Sua aplicabilidade no direito interno, com especial enfoque na recomendação (Nº 200) da OIT sobre VIH e SIDA, 2010
Cristina Rodrigues, Coordenadora Central da Comissão de Recursos do Subsídio de Desemprego (IEFP)
Apresentação e discussão de casos de discriminação por VIH e SIDA
Anna Torriente, ILOAIDS Senior Legal Officer, com base no manual da OIT "VIH e SIDA e Direito do Trabalho: um manual para juízes e profissionais da área jurídica"