Lista de tópicos
Geral
Psicologia Judiciária
Objectivos
Objetivos: Sensibilização para, designadamente:
1) a importância desta área do conhecimento na análise, avaliação e decisão das situações que envolvem as crianças ou jovens;
2) as etapas do desenvolvimento da criança;
3) a revitimização da criança;
4) as falsas memórias da criança.
Destinatários:
Juízes/as e Magistrados/as do Ministério Público. Advogados/as e outros/as profissionais da área forense
Data e local:
Centro de Estudos Judiciários - Auditório, Lisboa (ver localização)
3 e 4 de março 2016
Programa
3 de Março de 2016
9h45 – Abertura
Direção do CEJ
10h00 - A importância dos cuidados relacionais precoces para um desenvolvimento social e emocional adequado➢ A Teoria da Vinculação e seus principais conceitos.
➢ Diferenças individuais na qualidade da vinculação.
○ Segurança versus Insegurança.
○ Organização versus Desorganização.
○ Relações com o desenvolvimento subsequente.
➢ Discussão
11h30 – Intervalo
11h45 - A importância dos cuidados relacionais precoces para um desenvolvimento social e emocional adequado (continuação)
➢ As bases neurobiológicas da vinculação.
➢ A importância da qualidade da interação adulto-criança.
○ Comportamentos interativos maternos (sensibilidade, cooperação e comportamentos atípicos).
➢ A importância das características individuais da criança.
○ Contributos dos genes em interação com a qualidade dos cuidados.
➢ Discussão.
13h00 – Pausa para almoço
TARDE
14h30 - Percursos de desenvolvimento - do normal ao patológico
➢ Desenvolvimento Normal Versus Desenvolvimento Patológico
➢ Necessidade de Categorias e Diagnósticos
○ Perturbação do Espectro do Autismo
○ Perturbação de Défice de Atenção e Hiperatividade
○ Dificuldades de Aprendizagem Especificas e Défice Cognitivo
○ Perturbação de Oposição e Outras Perturbações do Comportamento.
➢ Discussão
Pausa
16h00 - Percursos de desenvolvimento - do normal ao patológico (continuação)
➢ Perturbações do Desenvolvimento e Episódios de Vida
○ Maus Tratos
○ Mudança da estrutura familiar
○ Adoção
○ Lutos
➢ Discussão
17h30 – Encerramento
4 de Março de 2016
MANHÃ
10h00 – 13h00 - AUDIÇÃO DA CRIANÇA
➢ O que sabemos sobre a audição da criança?
➢ O desenvolvimento infantil: desenvolvimento cognitivo e da linguagem em diferentes faixas etárias:
- Crianças em idade pré-escolar
- Crianças em idade escolar
- Adolescentes
➢ Entrevistas a crianças e adolescentes:
- Princípios gerais orientadores da entrevista
- Modelos/guiões de entrevista
➢ Especificidades da audição da criança em processo penal e cível
13h00 – Pausa para almoço
TARDE
14h30 – 17h00 – A AUDIÇÃO DA CRIANÇA (continuação)
➢ Análise e discussão de casos práticos:
Transcrição de audição da criança em sede de processo cível
- Vídeo ilustrativo de entrevista junto de uma criança em sede de processo penal
➢ Conclusões
➢ Avaliação final da formação
17h00 – Encerramento do Seminário
Equipa de Formadores:
• Rute Agulhas (perita no INMLCF e Docente no ISCTE-IUL)
• Joana Alexandre (Docente no ISCTE-IUL)
• Ângela Rodrigues (Mestranda no Mestrado em Psicologia Comunitária, Protecção de Crianças e Jovens em Risco)
• Joana Baptista (Investigadora na Escola de Psicologia da Universidade do Minho)
• Pedro Vaz Santos (Terapeuta Familiar, no PIN - Progresso Infantil)
Documentação
E-Books CEJ